Uma rápida história da TV no Brasil

A televisão definitivamente revolucionou o mundo e as formas de se produzir comunicação. Ela influenciou nos comportamentos, nos status sociais, nas mentalidades sobre determinados assuntos, ajudou a construir poderes e também a derrubá-los, marcou décadas, matou pessoas, beneficiou outras e construiu mentalidades diferentes em tempos que seriam mais difíceis ou demorariam muito mais tempo.

No Brasil, a primeira transmissão de Tv aconteceu no ano de 1950. No ano de 2008. Eram tempos diferentes, a televisão naquela época se configurava como um evento social. Famílias juntavam-se para assistir e até mesmo a arquitetura das salas se configurou diferente para que ela se torna-se o palco principal. Já em 2008, meio século depois 93% das residências do país possuíam um aparelho televisor, o que mostra que este se tornou muito acessível.

A primeira rede brasileira importante de TV foi a Tupi sob o nome do engenheiro de todo o processo televisivo do país: Chateaubriant. Ele trouxe os aparelhos de TV e espalhou para a cidade para que pudesse fazer com que suas criações tivessem a quem impactar. Foi um investimento muito inteligente. Apenas seis anos após as apostas do gênios das telecomunicações, o Brasil já possuía 1,5milhões de aparelhos.

No fim dos anos 1960 a televisão em cores começou a se popularizar no Brasil. Um fato importante aconteceu nessa época a Copa de 1970. A partir daí a fase de aprimoramento da televisão só começou. Desde lá, novos aparelhos foram surgindo ano a ano e os modelos de som e imagem só se aprimoram desde então.

Hoje, a televisão ainda é o foco principal das residências e exerce muita influencia na vida da população brasileira. As possibilidades LCD, Plasma e Smart Tvs só tem a acrescentar em conhecimento e influir na sociedade contemporânea.

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *