Turismo no Brasil – Conhecendo as cidades praianas

Um dos grandes pólos econômicos brasileiros, o turismo é um setor que cresce a olhos vistos e faz com que o Brasil se coloque entre os primeiros países na escolha do destino por cidadãos do mundo todo. De acordo com o ICCA (International Congress & Convention Association), o país ocupa o primeiro lugar da América Latina dentre os que mais recebem eventos internacionais, o segundo lugar do mesmo quesito entre os países de todo o continente americano e, ainda, o sétimo lugar mundial em eventos internacionais, ficando atrás apenas de EUA, Alemanha, Espanha, França, Reino Unido e Itália, respectivamente.

O Brasil, no entanto, não é um bom destino apenas para negócios, apesar de ter cidades com turismo específico para este fim, como São Paulo e Belo Horizonte. O turismo de passeio também encanta os turistas internacionais, como provam os índices anuais de cidades litorâneas como a famosa “cidade maravilhosa” Rio de Janeiro e a belíssima Florianópolis, capital de Santa Catarina, ao sul do país.

O Rio de Janeiro, inclusive, é um dos destinos internacionais mais procurados pelos turistas estrangeiros. A capital fluminense ocupa o sonho de viagem de muita gente por ser quase um patrimônio da humanidade – além de ser uma cidade que, por si só, é um cartão postal. É quase impossível achar alguém, no Brasil ou exterior, que nunca teve vontade de fazer as malas e visitar o Cristo Redentor (nomeado uma das sete maravilhas do mundo moderno) ou passear pelas praias que foram palco e inspiração de poetas, músicos, cineastas e noveleiros, como Copacabana (“a princesinha do mar”), Ipanema (da canção “Garota de Ipanema”), Leblon, Barra da Tijuca, entre outras.

O Rio de Janeiro oferece, além da sua beira-mar, projetos arquitetônicos de encher os olhos, como os Arcos da Lapa (bairro onde é possível desvendar um pouco da vida noturna carioca, com opções de lazer para várias “tribos”) e o monumental Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Atravessando a ponte Rio-Niterói é possível conhecer o Museu de Arte Contemporânea, projeto do brilhante arquiteto Oscar Niemeyer. Durante o dia é possível, também, desfrutar do turismo de aventura no Rio de Janeiro, com o passeio de asa delta saindo da pedra da Gávea.

arcos-lapa-rj

 

A cidade maravilhosa é cheia de opções. Por essas e outras quem reserva hotel na cidade maravilhosa já sabe: para achar um bom hotel no Rio de Janeiro é necessário planejar a viagem com antecedência. A cidade recebe milhões de turistas por ano e os hotéis costumam ficar lotados, principalmente em alta temporada.

Florianópolis

Outro destino muito procurado, dentro do Brasil, por turistas estrangeiros é Florianópolis. O motivo? A ilha, ao sul do país, tem algumas das mais belas praias de todo o litoral brasileiro. As opções de praias cristalinas são muitas e o turista sempre pode escolher uma praia para banho ou para prática de esportes. Inclusive a capital catarinense recebe turistas de todos os lugares do mundo para eventos de surfe, já que muitas das suas praias são ideais para ondas. A vida noturna da cidade também é mundialmente conhecida por suas baladas agitadas e a constante circulação de gente (muito) bonita entre elas.

250073post_foto

Florianópolis tem diversas opções culturais e passeios que levam os turistas para outros cantos de Santa Catarina que são igualmente de encher os olhos. A cidade também vive e respira o turismo constantemente, então o turista deve se programar com antecedência para achar hotel Florianópolis. A cidade, comumente chamada no Brasil de “Floripa”, também guarda surpresas culturais para quem se aventura a conhecê-la. Em alta temporada do Brasil, é comum encontrar pelas praias e baladas vários vizinhos da América do Sul, como Argentina e Chile, devido a proximidade geográfica do estado com esses países. E ninguém se arrepende de conhecer a ilha: ela entraria facilmente, se pudesse, no roll de maravilhas do mundo moderno – e é, de maneira incontestável, uma das maiores maravilhas de todo o Brasil.

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *