Sintomas da falta de colágeno – Pode desencadear doenças?

As doenças causadas pela deficiência de colágeno durante muito tempo estiveram associadas ao envelhecimento, mas, infelizmente, essas patologias não são exclusivas da idade avançada. As doenças queime refiro, principalmente, são as articulações, e entre estas, destacam-se:

  • # Artrite. Inflamação da articulação. Pesquisas realizadas demonstraram que quando uma pessoa sofre de artrite ocorre uma destruição seletiva do colágeno na cartilagem.
  • # Fibromialgia. Estudos do Colégio Americano de Reumatologia (American College of Rheumatology) demonstram que este tipo de pacientes, uma carência quase absoluta de colágeno.
  • # Bursite e tendinite. Estas são patologias que frequentemente se relacionam com a falta de colágeno que ocorre com a idade. As pessoas que a sofrem, sentem dor, sensibilidade à pressão e rigidez perto da área afetada.

Para responder a esta pergunta foi necessário fazer uma ampla revisão de artigos científicos.

Existem estudos científicos que confirmam a trajetória que segue o colágeno hidrolisado, desde que se ingere até a sua distribuição e acumulação através da corrente circulatório nos tecidos colaginosos do corpo onde exercem a sua actividade.

Outros estudos in vitro demonstram que a ingestão de colágeno hidrolisado estimula a sua própria síntese e a de outros componentes do tecido colaginoso obtendo-se o gabarito provisório do mesmo em locais onde é acumulado (coisa que não acontece se o colágeno não é hidrolisado).

Um estudo clínico comparativo entre colágeno hidrolisado e glucosamina (outro suplemento muito de moda hoje em dia), realizado durante 13 semanas, conclui-se que o grupo tratado com 10gr de colágeno hidrolisado apresenta maior eficácia clínica em relação à dor na osteoartrite de joelho.

O colágeno contém 16 % de aminoácidos essenciais (aqueles que não são obtidos através da alimentação) e 60% de aminoácidos não essenciais, que são aqueles que não são essenciais para os tecidos em boas condições, mas passam a sê-lo para as células que estão envelhecidas ou em fase de estresse celular. Isto quer dizer que, em determinadas situações e grupos de risco seja imprescindível suplementar a dieta com esta proteína (colágeno hidrolisado).

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *