Porque os dentes amarelam após o tratamento de canal

O tratamento de canal é um procedimento cirúrgico que precisa ser feito quando, em palavras simples, o dente é decretado como morto. Isso acontece quando alguma cárie consegue alcançar o nervo do dente, resultando em uma inflamação irreversível do quadro. No procedimento, é retirado o nervo do dente, deixando esse oco e morto. Mas o dente prossegue anexado na boca, o que tem uma enorme vantagem estética para o paciente.

A grande questão dos tratamentos de canal é que, como o dente está morto, naturalmente ele perde vitalidade e brilho natural. O esmalte enfraquece com maior facilidade do que o esmalte de dentes vivos e, acima de tudo, há de se tomar cuidado com o tipo de preenchimento que será adotado para substituir o vazio do nervo morto retirado.

image

Durante a limpeza e tratamento do espaço onde antes estava o nervo, dentistas menos primorosos irão deixar resíduos de cimento e outros detritos dentro do dente que podem imediatamente tornar o mesmo mais escuro ou, com o tempo, irem gradualmente se tornando mais turvos devido a reações químicas dos materiais com elementos do dente.

Muitas vezes esse tipo de revés pode acontecer também em casos que por descuido do paciente ou mesmo por acidentes inevitáveis, o dente que sofreu tratamento de canal fica fraturado – algo não incomum já que o dente se torna mais frágil por estar “morto” – e ocorre sedimentação de detritos dentro do dente.

Seja qual for o caso, especialistas em clareamento dentário também resolvem o problema de dentes com tratamento de canal escurecidos. Entretanto, vale salientar que esse tipo de dente precisa de um tratamento completamente diferente, que acontece por dentro do dente.

Há várias clínicas de Clareamento Dental habilitadas para fazer clareamento interno. Nesse procedimento o dente que sofreu tratamento de canal será aberto pelo mesmo local por onde foi feito o tratamento, o dentista irá fazer uma limpeza interna para retirar quaisquer resíduos, utilizando inclusive polimento, e logo depois o produto clareador é aplicado. Esse procedimento poderá ser repetido de 3 a 4 vezes, até que o profissional certifique-se que o dente teve sua cor e brilho restaurados suficientemente.

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *