Passei num concurso. Preciso cumprir aviso prévio?

Um dos motivos que mais atrai as pessoas a fazerem concursos públicos é a estabilidade, algo que no setor privado, infelizmente, é algo que não pode ser garantido. Claro, as ótimas remunerações e a possibilidade de crescimento na carreira também são fortes atrativos, mas ter a segurança de saber que as chances de perder o emprego são muito pequenas, deixa qualquer um tranquilo.

Só que, é claro, são poucos os que têm a liberdade de apenas estudar e fazer as provas. A grande maioria dos concurseiros têm empregos “normais” enquanto a conquista da sonhada vaga pública não acontece. Mas e quando você finalmente consegue, o que fazer em relação ao atual emprego? Por isso o tema dessa postagem: “Passei num concurso. Preciso cumprir aviso prévio?”.

Pode ser que, antes de chegar aqui, você já tenha pesquisado sobre isso em outros sites, e não vamos nos surpreender se tiver ficado ainda mais confuso do que estava antes da pesquisa. São expostos leis trabalhistas, artigos, comentários… Uns dizendo que não, ao ser aprovado em concurso público o funcionário pode sair de seu atual emprego sem cumprir aviso ou ter qualquer tipo de ônus. Outros dizem que sim, independente de o motivo da saída ser para assumir um novo posto empregatício, ainda assim é necessário cumprir o aviso prévio ou, no caso de não cumprimento, indenizar a empresa com o pagamento da multa.

Pois é, as visões são bastante conflitantes. O que acreditamos é no diálogo entre funcionário e empresa. Foi aprovado em um certame e será nomeado em breve? Então converse com os superiores do seu local de trabalho, exponha a situação, veja se é possível que o dispensem da necessidade de cumprir o aviso prévio sem ter qualquer tipo de prejuízo. Na maioria das vezes a sinalização é positiva, principalmente quando a relação entre empregado e empregador. E pense bem, na pior das hipóteses você precisará cumprir apenas alguns dias ou arcar com o pagamento, caso tenha que assumir o cargo imediatamente. Mas veja pelo lado bom, agora você é um servidor público.

Bom, mas caso você ainda não tenha sido aprovado e não esteja preocupado com essa situação por enquanto, vamos te dar algumas dicas de como passar no concurso dos seus sonhos…

Antes de mais nada, é extremamente importante contar com ajuda de quem entende, nesse caso não há nada melhor do que os cursos para concurso, principalmente aquele que possa te oferecer apenas videoaulas com conteúdos que realmente serão cobrados nas provas. Se essas videoaulas estiverem organizadas em formato de plano de estudo então, melhor ainda. Assim você terá economia de tempo, pois além de elas terem duração de apenas 30 minutos, ainda estarão na ordem exata em que precisam ser assistidas.

Um bom preparatório online para concurso também te dará direito a acessar uma plataforma com grande acervo de questões para praticar. Pode ter certeza, treinar resolvendo questões te deixará com muito mais bagagem e conhecimento para ter sucesso no dia da prova. Então, alie a preparação com videoaulas e as questões, para que sua caminhada seja muito mais eficaz.

Feito isso, é só aguardar que seu nome saia na lista dos aprovados, comemorar bastante (pois você vai merecer) e assumir seu novo cargo, agora como funcionário público.

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *