Para que serve o direito imobiliário

O campo das ciências jurídicas é bastante amplo, afinal de contas ele precisa dar conta de todos os problemas que a sociedade possa ter e que pode ser levado a uma discussão jurídica. Como na nossa atual organização como sociedade tuto deve ser regulamentado e regido por lei, o campo das ciências jurídicas precisam se dividir em nichos para conseguir atender a todo mundo. E um destes campos segmentados da justiça que mais cresce no Brasil nos últimos anos é conhecido como direito imobiliário.
O que é o direito imobiliário
O conceito de direito imobiliário é um ramo que geralmente atua apenas na esfera privada, mas que também pode atuar na esfera público, que cuida única e exclusivamente de assuntos relacionados as leis que regem as transações imobiliárias e as formas como as pessoas vivem no Brasil. Todos os brasileiros acabam sofrendo influencia diretamente de decisões tomadas relacionada são direito imobiliário, sendo que ele pode ser aplicado tanto para as grandes empresas quanto também para as pessoas físicas.
O que está dentro da esfera do direito imobiliário?image
Muitos assuntos acabam sedo resolvidos e decididos dentro desta área. Por exemplo, todo problema jurídico que as pessoas possam ter ao usar determinado bem, ou na compra ou vende de um imóvel ou terreno, pode ser discutida na justiça através do direito imobiliário. E é por isso que justamente no Brasil esta é uma esfera que cada vez cresce mais.
O Brasil vive um excelente momento da economia onde as pessoas estão conseguindo comprar suas casas e apartamentos. O problema é que também está crescendo o numero de brasileiros que possuem algum problema com imobiliárias ou construtoras, sendo que a principal reclamação é de que muitas não conseguem entregar o imóvel no prazo previsto em contrato.
Além disso, outras questões relacionadas a moradia também acaba sendo enquadrada neste tipo de direito, como as leis do inquilinato, relacionado ao aluguel de imóveis, ou ainda as regras e leis gerais que devem ser imposta aos condomínios. Assuntos relacionados a financiamentos e também a outros tipos de decisão, como usucapião, também são decididas nesta esfera.

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *