Os Dez Mandamentos Hoje

Hoje vou falar do que é comumente chamado de os Dez Mandamentos ou Decálogo. Vou pular a parte de que fala de os deuses e ídolos e ir direto para os códigos morais que se aplicam a todos, independentemente de suas crenças religiosas.

Mandamento 5 – Não matar

Independentemente de como é traduzido, isto é o que significa. “Matar” não é a tradução correta, porque muitas vezes é necessário matar alguém. Assassinato para ganho próprio é um ato egoísta.

Mandamento 6 – Não cometerás adultério

A esposa de um homem pertence a ele e marido pertence à esposa. Em essência, cada um é a propriedade do outro e qualquer estranho se envolvendo sexualmente está se intrometendo em propriedade alheia. Há muito mais do que isso, é claro, mas você deve ser capaz de descobrir por si mesmo.

Mandamento 7 – Não roubar

image

Não tome algo que não pertence a você. Você está privando o dono de sua propriedade.

Mandamento 8 – Não minta sobre os outros

Isto é o que “falso testemunho” significa. Mentir sobre o que os outros dizem ou fazem pode deixá-los em apuros. Isto inclui fofocas.

Mandamentos 9 e 10 – Não deseje o que pertence aos outros

Primeiro, você quer. Se quer e se não estiver à venda, você pode acabar roubando. Se é a mulher de alguém, então você pode acabar cometendo adultério.

O que tudo isso significa

Esses costumes deveriam ser senso comum mas obviamente o sentido não é tão comum. Caso contrário, os mandamentos originais não teriam necessidade de ser escritos em primeiro lugar. Infelizmente, as pessoas ainda fazem essas coisas de milhares de anos depois.

Essas leis, juntamente com muitas das outras leis do Antigo Testamento, foram criadas para dizer às pessoas para parar de fazer coisas que machucam os outros de alguma forma.

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *