O Cuidador de Idosos

Devido à elevação da expectativa de vida da população mundial, a população idosa cresce a cada dia e a região sudeste aparece como a região com mais idosos no Brasil.

Se a população envelhece a sociedade precisa se preparar para oferecer serviços qualificados aos idosos, principalmente em áreas como turismo, saúde e educação.

O cuidador de idosos é fundamental nessa tarefa de propiciar um envelhecimento mais saudável e com menor comprometimento funcional.

Por esse motivo, a formação de cuidadores de idosos é essencial para que esse profissional possa agir como um agente de transformação das relações sociais, que possa lutar e contribuir para a promoção da cidadania e autonomia dos idosos e agir em defesa dos direitos dessa população. Além do atendimento as necessidades básicas biológicas, emocionais e práticas dos idosos.

image

As relações entre o idoso e seus familiares, assim como todas as relações humanas, passam por momentos de crise, seja o idoso ser saudável e independente ou doente e dependente, mas com o avanço de doenças os familiares sofrem ainda mais com as alterações de humor e lapsos de memória de seus parentes queridos.

Além disso, com o avanço da idade, o idoso precisa cada vez mais da companhia de outra pessoa, geralmente de sua família. Dessa forma os familiares precisam cuidar de “seus idosos” mas também precisam garantir seu bem-estar pessoal, então é necessário sempre buscar alternativas para minimizar o sofrimento do idoso e de todos envolvidos.

O objetivo de cursos de capacitação de cuidadores de idosos é capacitar pessoas para o exercício profissional desse atendimento, visando à humanização do cuidado com idosos, principalmente no ambiente residencial.

Os cursos trabalham as especificidades da saúde do idoso, tanto no aspecto biológico quanto psicológico, debate os aspectos do estatuto do idoso, aborda a dimensão ética do trabalho com o idoso, esclarece sobre práticas alimentares e possibilidade de lazer e atividades lúdicas para essa população, tudo a fim de melhorar as relações humanas entre cuidador, idoso e familiares.

Adicionar Comentários

Your email address will not be published. Required fields are marked *