Nervosismo em provas para concurso

Nem sempre é tarefa fácil ter que colocar nosso conhecimento à prova em um concurso. Pois é naquela prova que vamos colocar tudo o que realmente aprendemos, todos os nossos conhecimentos e tomar conhecimento se os esforços que foram feitos compensarão todas as milhares de horas de estudo. As provas de concurso geralmente deixa qualquer um nervoso e apreensivo, então siga as dicas abaixo para se sentir mais seguro e confiante na hora de fazer a prova.

nervosismo em provas para concurso

4 dicas para diminuir o nervosismo em provas de concurso

  1. Chegue com antecedência no local da prova – Um dia antes da prova vá dormir mais cedo e tente relaxar o máximo, pode ser difícil por causa da ansiedade do momento, mas você consegue. Com uma boa noite de sono, acordará relaxado e com tempo para poder fazer suas coisas sem tensão e chegar no local da prova com antecedência. Chegando antecipadamente, poderá fazer o reconhecimento do local, ver a sala onde prestará a prova, quem sabe até escolher o melhor lugar e a melhor cadeira para se sentir mais confortável.
  1. Relacione-se com os colegas de sala – Fazer o reconhecimento do local saber quem são as pessoas que farão a prova junto com você, é a melhor maneira para aliviar boa parte da tensão que aflige antes da prova. Poderá conversar com os colegas sobre diversos assuntos ou mesmo tirar uma dúvida, isto lhe passará mais segurança e tranquilidade para a hora da prova.
  1. Respire fundo e tome um ar – A tensão está a mil, a prova vai ser em poucos minutos, então nada melhor que respirar fundo. A tática de respiração é muito utilizada para diminuir a ansiedade, inspire e expire profundamente, sinta o diafragma tranquilamente. Caso esteja dentro da sala e ainda está com a tensão lá em cima, chame o fiscal e saia para tomar um ar. Não tenha vergonha, isso é normal. Aproveite para lavar o rosto, ir no banheiro e tomar um copo de água e voltar para realizar uma excelente prova.
  1. Mantenha o foco – Na hora da prova é comum dar um “branco” em algumas questões. Isto se dá devido a tensão que não deixa você se focar e concentrar no que importa. Faça uma pausa, reflita e procure fazer um exercício para a memória. Se você ver que mesmo assim não consegue responder, pule a questão que você tem a dúvida e continue fazendo o restante da prova. Assim que terminar, volte para a questão que estava com dificuldade e tente resolver com mais calma novamente.

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *