Correios muda de logo – Evolução da logomarca da empresa. O que significa?

A Empresa Nacional de Correios e Telégrafos do Brasil, conhecida como Correios, acaba de apresentar estes dias a sua nova imagem corporativa. Um projeto de ‘re-branding’, realizado pela agência Brasileira CDA (http://cda.com.br/).Trata-Se de uma atualização de sua anterior identidade, criada na década de 70 por um estudante de arquitetura através de um concurso de design. Esta imagem já foi revisada e manualizada nos anos 90, mas hoje se tem levado a cabo uma reformulação mais radical, que evolui e melhora explicitamente os códigos da marca.

O novo símbolo nasce como uma evolução do seu antecessor. As setas, cada uma apontando em uma direção foram sempre um ícone da marca, simbolizando “a grande capacidade de alcance de Correios, de ir e vir, de se mover, de ligar, de percorrer todos os caminhos para cumprir a sua missão”.

A tipografia tenta manter a geometria e a circularidade do logotipo antecessor, mas passando a composição em minúsculas.

Na sua encenação, a nova marca tem como novidade a aplicação prioritária sobre fundo branco, fazendo com que se destaquem ao máximo a assinatura e as cores institucionais. Foi desenvolvido também um recurso gráfico de apoio consistente em formas amarelas semitransparentes, diferente de angulação, que se encarregam de manter a grande massa de cor amarelo tão associada à companhia.

Mas cai em modas eficazes tão questionáveis, eu gosto do símbolo, pela forma como tem sabido manter a essência de um ícone de alto reconhecimento, à sua simplificação, até chegar a estas duas simples setas. Eu gosto do conceito que representam, é dinâmico e me evoca movimento, velocidade, eficiência… no entanto, eu não gosto da tipografia, nem houve, nem o que há. Talvez a intenção de manter a essência tipográfica anterior impediu de explorar opções mais interessantes, mas o certo é que a composição dos caracteres do logotipo não é mais atraente do caso. Mas, no geral, é uma modernização que se agradece e que, certamente, ajudará a melhorar a percepção que os brasileiros têm da empresa.

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *