Comparações de Resultados

Em quase 30 anos de consultoria organizacional, conduzimos centenas de projetos de desenvolvimento, muitos destes envolvendo Pesquisa do Clima Organizacional.

Os trabalhos geralmente são customizados, de modo que oferecemos uma solução sob medida para cada cliente. Mas, sem pretender “reinventar a roda”, diversos temas e itens são recorrentes nos diversos trabalhos de pesquisa (sempre está presente temas como satisfação quanto ao ambiente de trabalho, atuação das lideranças, comunicações, trabalho em equipe, satisfação salarial, etc). Assim, realizamos um estudo comparativo de resultados de pesquisas, formando um banco de dados comparativo, que denominamos de “Referencial Boog”. Estes dados de mercado são fruto de médias de dezenas de pesquisas, realizadas em diferentes épocas, em empresas públicas e privadas, de diversos setores da economia, utilizando metodologia e itens diferentes similares, que permitem comparação direta.

Uma observação que sempre destacamos para nossos clientes, quando comparam seus resultados com este referencial, e que estes dados não pretendem colocar qualquer julgamento sobre os resultados do cliente nem representar “normalidade”. Pretendem balizar os dados encontrados, para que em cada caso os pontos mais críticos possam ser comparados com o mercado. Isso não pretende servir como referencial único, por se tratar de aspectos dinâmicos. Um exemplo oposto é o do hemograma: as referências apresentadas são absolutamente objetivas, e o resultado do exame em um dado intervalo referencial significa a normalidade ou a presença de uma doença. Ainda assim, cabe ao médico analisar o conjunto de indicadores e sintomas, para formar a conduta médica a ser utilizada.

Outro referencial numérico disponível, que também é possível de ser utilizado para se comparar resultados de pesquisas como balizamento, é das “Melhores Empresas para se Trabalhar”. Todos os anos, duas grandes instituições publicam em renomadas revistas, guias com indicadores numéricos das melhores práticas adotadas no mercado.

image

Uma organização, de posse de seus resultados, deve procurar balizá-los com referencias externas. Entendemos que este é um exercício interessante e desejável. Porém, mais importante do que isso é agir! Assim a recomendação central é que a organização entenda profundamente os resultados; tenha muito claro a visão de futuro (onde pretende chegar) e então faça acontecer, promovendo ações de desenvolvimento organizacional que impactam positivamente no clima organizacional e consequentemente nos resultados de negócios.

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *