Como me tornar um funcionário público

Ser aprovado em um concurso público é o sonho de milhares de pessoas em todo país. Mas para que esse sonho se torne realidade é preciso passar pela principal etapa: ser aprovado em um concurso público.

funcionario publico

Mas antes de sair se inscrevendo em todos os concursos abertos, é preciso escolher a carreira e a instituição pública em que irá trabalhar. Nesse ponto, o candidato precisa estar atento aos requisitos para assumir o cargo, ler o edital e analisar se possui o perfil para a vaga, se cumpre todos as exigências, como formação, idade, estar em dia com as obrigações civis e militares, no caso dos homens, entre outros que estarão descritos de acordo com cada cargo.

Para assumir uma vaga na Polícia Militar ou Corpo de Bombeiros, por exemplo, é necessário que o candidato também seja aprovado nos exames de aptidão física e psicológica. Outros editais requisitam que os concurseiros aprovados passem por um curso de formação antes de assumir o cargo para o qual foi aprovado.

E se você está iniciando agora e ainda não sabe muito bem por onde começar, foque em encontrar onde tem concurso público aberto. Analise se os cargos e salários oferecidos estão de acordo com o que procura e comece o quanto antes a estudar os conteúdos citados no edital, pois eles certamente serão cobrados na prova.

Concursos abertos no Brasil

Os concursos mais procurados no Brasil são os ofertados pelas grandes instituições públicas, como INSS, Receita Federal, Caixa, entre outros. Esses certames são muito concorridos, com candidatos de todos os estados disputando as mesmas vagas.

Essas instituições ainda não estão com concursos abertos, mas a previsão é que em breve novos editais sejam divulgados.

Ainda assim, existem milhares de vagas disponíveis em concursos abertos no Brasil, em Prefeituras, órgãos estaduais e outras instituições de nível nacional com vagas bastante atrativas aos candidatos.

Quanto ganha o funcionário público?

Os salários oferecidos aos servidores públicos é um fator que também chama a atenção dos concurseiros. Alguns cargos recebem remuneração muito acima do valor médio do setor privado. Um analista do INSS, por exemplo, pode receber quase 10 mil reais mensais. Outro exemplo são os policiais rodoviário federal, que recebem um salário que pode chegar a até 7 mil reais por mês.

Os cargos de nível fundamental e médio, no geral, também oferecem aos candidatos remunerações acima da média para os cargos equivalentes para funcionários do setor privado.

Não podemos deixar de mencionar que os servidores públicos têm direito a uma aposentadoria diferenciada. O funcionário público, atualmente, se aposenta recebendo o salário integral.

Com todos esses benefícios fica fácil entender o motivo pelo qual os concursos públicos são tão procurados e concorridos. Uma dica para você que quer garantir uma vaga e realizar o sonho de ser um funcionário concursado, é começar a se preparar o quanto antes com videoaulas feitas especialmente para seu concurso e baseadas nos editais anteriores. Aproveite para treinar para o dia da prova respondendo questões dos certames já realizados.

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *