Como funciona o concurso público?

Ser aprovado em concurso público é o sonho de consumo de milhões de brasileiros, seja pela estabilidade, pelas excelentes condições de trabalho, pelas ótimas remunerações e, principalmente, pela junção das três coisas. Mas você já parou para pensar quais são as etapas que antecedem a divulgação do edital? Em outras palavras, você sabe como funciona o concurso público?

como-funciona-concurso-publico

Para termos concursos abertos é necessário que aconteça uma série de processos, a começar pelo levantamento da real necessidade de que novos servidores sejam contratados pelo órgão. Isso se dá devido a aposentadorias ou falecimentos de servidores, gerando assim as vacâncias.

Feito isso, é chegado o momento de pedir a famosa autorização, que precisa ser feita pelo fato de, na maioria dos casos, os órgãos não terem independência orçamentária. No caso do Poder Executivo, o pedido é feito para o Ministério da Economia, e quando se trata de estados ou municípios, a concessão costuma ser feita pelo Governador ou Prefeito, respectivamente.

Com a autorização concedida, um projeto básico é criado. Ele nada mais é que uma espécie de minuta do edital, contendo informações sobre o processo. Tendo esse documento como base é que as bancas interessadas em organizar o concurso apresentam suas propostas, dando assim início a licitação. Os principais meios são através de pregão eletrônico ou técnica e preço.

A escolha da organizadora faz toda diferença, principalmente na vida do concurseiro. Primeiro por indicar a proximidade do certame e segundo por já ser possível ter um norte sobre como passar em concurso público, pois cada banca possui uma característica de cobrança diferente na aplicação das provas.

Contrato entre órgão e organizadora assinado, é hora de ambas em parceria elaborarem o edital, onde constarão todas as informações tais como cargos oferecidos, número de vagas, requisitos, datas de inscrição e aplicação das provas, conteúdos programáticos, etc. Depois de pronto, finalmente os blogs com notícias sobre concursos públicos terão a felicidade de informar: edital divulgado!

Fique atento ao prazo para inscrições dos concursos abertos, que costumam ser feitas exclusivamente no site da organizadora. Basta fazer um breve cadastro, pagar a taxa (caso você não seja isento) e pronto, sua participação estará garantida e você um passo mais próximo de alcançar seu objetivo. Não esqueça de ficar sempre atento ao seu e-mail para o caso de precisar ser avisado principalmente sobre confirmação de inscrição e anúncio dos locais onde serão aplicadas as provas. Também é muito importante fazer visitas constantes à página da organizadora para o caso de alguma retificação ou informação surgir.

Se você já não estava se preparando com videoaulas antes da divulgação do edital, não se desespere, você ainda segue forte no jogo. Para isso, escolha um curso online que ofereça conteúdos que de fato serão cobrados nas provas, assim você terá tempo hábil até o dia da prova para se preparar apenas com o que é realmente necessário. Esse costuma ser o caminho mais curto e eficaz para como passar em concurso público.

Aguarde o dia da prova, coloque em prática tudo o que aprendeu durante a preparação assistindo videoaulas e, com certeza, seu nome estará na lista dos aprovados. Depois é só comemorar a realização desse sonho e a grande mudança que isso acarretará na sua vida e de seus familiares.

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *