Breve História Da Toyota E Surgimento Do Lean Manufacturing

O Lean Manufacturing foi criado na Toyota, durante o período pós guerra do Japão. Mais rigorosamente, podemos afirmar que parte deste sistema nasceu antes mesmo da criação da fábrica de automóveis da Toyota. O senhor Sakichi Toyoda era proprietário de uma fábrica de teares, a Toyoda Automatic Loom Works, e desenvolveu um tear automático cuja patente veio a ser vendida posteriormente para uma indústria britanica.

Os teares automáticos projetados por Toyoda trabalhavam sem a necessidade de um operador diante da máquina. Além disso, seus teares paravam automaticamente a produção quando havia algum problema (quando, por exemplo, um dos fios se partiam). Este sistema separou definitivamente o homem do tear, permitindo ganhos de produtividade e qualidade enormes. Este conceito de separação do homem e da máquina foi chamado de ‘Autonomação’ e é um dos pilares do que seria chamado de Lean Manufacturing.

image

Nos anos seguintes a Toyoda Automatic Loom Works realizou pesquisas com motores de combustão interna, originando a Toyota Motor Co. Depois da Segunda Guerra Mundial, enfrentando um país destruído e um mercado muito pequeno, a Toyota decide buscar e eliminar desperdícios como estratégia de operações. Esse sistema de busca e redução/eliminação de desperdícios veio a receber o nome posteriomente de Sistema Toyota de Produção, e foi trazido para o ocidente com o nome de Lean Manufacturing. (veja também o vídeo: “Lean Manufacturing na Toyota” )

Os esforços contra os desperdícios foram recompensados com mais de 70 anos ininterruptos sem registrar prejuízos operacionais. Além disso, ultrapassou a GM e tornou-se a maior montadora em 2007.

O foco no combate aos tempos improdutivos e aos desperdícios em geral (defeitos, inventário, processamento, espera, movimentação, transporte e superprodução) criaram ferramentas e conceitos como Células de produção, 5s, TPM, Poka Yoke, SMED e Kanban que são conhecidos globalmente, difundidos por consultorias especializadas ou pelas equipes internas de melhorias e fazem parte da rotina das pessoas ligadas à manufatura.

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *