Brasil é o segundo pior país em conexão a internet da América Latina

O ranking de internet brasileiro é vergonhoso. Mais uma das coisas no Brasil que parece não caminhar e nem mesmo sofrer alterações. De acordo com uma pesquisa feita pela empresa que lidera servidores para grandes empresas como a Netflix e Facebook analisou mais de 800 milhoes de IPs em 242 países com objetivo de calcular a qualidade da internet.

A velocidade média da internet no Brasil é de 3,6 megabits por segundo  o que não chega nem mesmo a ser banda larga que é a partir de 4 Mpbs e bem longe da média global que é de 5,1 Mpbs. O Brasil está na colocação 93°. Da América Latina o segundo pior, atrás somente da Venezuela que tem os ridículos 1,5 Mpbs.

fio de internet

A Adesão a internet também é um problema no Brasil. Apesar do “boom móvel” ter se instalado a maioria dos telefones celulares só ficam conectados a Wifi de locais residenciais ou comerciais e não fazem uso de dados móveis, simplesmente porque não funcionam.   A velocidade realmente veloz é desfrutada somente por 2,2% dos brasileiros com o privilégio de mais de 10Mpbs por segundo.  Para se ter uma noção essa proporção nos estados unidos é de 46% da população e não é somente porque lá existem muito mais empresas que oferecem o serviço de conexão em relação a outros  países sub desenvolvidos o índice brasileiro continua a ser  constrangedor:

  • Uruguai bate 7,7% com velocidade veloz
  • O Chile fica com 7,1%
  • O México em 6,4%
  • A Argentina também vem a frente com 3,1%

A dificuldade de se estabelecer na comunidade digital no Brasil será muito maior do que se imagina se continuar a andar neste ritmo lento, será visível a demora para ascender em tecnologias móveis ou serviços básicos de streaming que são tendência para os próximos anos.

Adicionar Comentários

Your email address will not be published. Required fields are marked *